O INEP divulgou os resultados do ENADE do grupo de cursos avaliados em 2021. Assim, publicamos abaixo as planilhas com os resultados divulgados pelo INEP para o ENADE e para o IDD, outro indicador importante da avaliação dos cursos, bem como as notas técnicas que tratam da metodologia de cálculo aplicada.

Estão disponíveis também no site do INEP os relatórios de curso e de IES, onde poderão ser encontradas informações relevantes sobre a realização do exame pelos estudantes:

Os presentes resultados são insumos importantes nas avaliações do SINAES, sendo que o ENADE + o IDD, representam sozinhos 55% do cálculo do Conceito Preliminar de Curso – CPC.

Assim, da ponderação desses resultados é possível estimar a tendência do CPC.

Os cursos com baixo desempenho nesses conceitos, provavelmente serão instados a avaliação in loco a partir de processo de regulação do MEC.

Conceito_ENADE cursos UFF – 2021

IDD_Cursos UFF – 2021